Topónimo de Salavessa
Celavesa, Celavessa ou Selavessa, tantas são as designações que se atribuem à povoação atualmente conhecida como Salavessa.
Especulam alguns que a atual designação poderá ter derivado de Salavessinha, um outro pequeno Monte situado próximo de Salavessa. Por alguma razão Frei Mendonça não o terá mencionado expressamente, nem feito qualquer alusão ao mesmo, eventualmente por não existir aquando do estudo corográfico daquele Vigário. A verdade, porém, é que há ainda várias evidências da existência de um tal Monte da Salavessinha, como pode verificar-se através da publicação abaixo mencionada.
Segundo o toponimista António Augusto Batalha Gouveia o topónimo Salavessa é único em Portugal e pode ter derivado dos termos “Sala” e “Vessa” , com origem germânica.
Sala deriva do antigo termo germânico “Salla” ele próprio derivado da palavra “halla” usada pelos Francos (antigo povo germânico), originária de “helle”, para designar claridade ou luz, em alemão. A língua frâncica tornou-se uma língua morta, mas dela derivaram alguns dialetos alemães ou germânicos praticados na região do rio Reno e por isso apelidados de dialetos frâncicos.
Por sua vez “Vessa” corresponde à adulteração em português da antiga palavra germânica “Wazzar”, em alemão atual “Wasser” , significando água.