“Montalvão Vintage” faz reviver o passado e preserva a memória do povo

Foi inaugurado este sábado o novo espaço museológico do concelho de Nisa, o “Montalvão Vintage”, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, e pela presidente da Câmara de Nisa, Idalina Trindade.

“Montalvão Vintage – Reviver o Passado” é o nome deste novo espaço, instalado na Escola E.B.1 de Montalvão, e que pretende homenagear os tempos do antigo ensino, a actividade agrícola e as tradições locais, assumindo-se como «um local de preservação e de exposição do valioso acervo das artes e ofícios ancestrais».

A valorização e recuperação da Escola E.B.1 de Montalvão teve como mote principal preservar a memória mediante uma intervenção baseada em repor os elementos degradados, adicionando outros novos, modernos e tecnológicos, num harmonioso equilíbrio entre o passado e a contemporaneidade dos tempos actuais, que visa assegurar a transmissão de uma herança cuja continuidade e enriquecimento unirá as gerações, aumentando a oferta patrimonial e potenciando a própria indústria de turismo local com um museu distinto dos presentes na região.

O “Montalvão Vintage”, que se apresenta como um atractivo sigular, pretende ser um ponto de referência nesta freguesia, no próprio concelho e na região, sendo ele próprio um elemento rico e diferenciador para as gentes locais, e como sublinha a edil nisense, este é «um grande passo que damos para enriquecer ainda mais a alma do povo de Montalvão».

A maior enxada do mundo e muito mais para ver

A valorização e requalificação da antiga E.B.1 de Montalvão que deu origem a este projeto, pretendeu desde o início preservar a memória do edifício em questão, mas também dotá-lo de alguma contemporaneidade num harmonioso equilíbrio entre o passado e os tempos mais atuais.
Foi nesse contexto, e por forma a recriar a vivência e a ruralidade que caracterizavam as gentes de Montalvão, que nasceram no espaço exterior da escola, esculturas de grandes dimensões que realizam uma alegoria às alfaias e instrumentos agrícolas que tantas crianças acabavam por utilizar quando abandonavam a escola para trabalhar no campo.

De entre os elementos escultóricos gigantes com a temática agrícola e etnográfica que adornam o exterior do “Montalvão Vintage”, designadamente um tarro, um arado, uma charrua, uma bota de trabalho e ainda uma manta com bordados característicos de Montalvão, destaca-se, pela sua dimensão, a maior enxada do mundo, com um cabo de 19 metros e uma pá de 3 metros de largura e 5 metros de altura.

Já no interior, onde se desenvolve todo o núcleo museológico, será possível reviver uma aula antiga através de um holograma instalado numa sala de aula recriada com carteiras, quadros geográficos, a ardósia e fotografias de época, e encontrar uma exposição das artes e ofícios ancestrais, com cobertores de Montalvão, peças esculpidas em madeira e cortiça, um vídeo mapping animado e ilustrativo do contrabando de outros tempos, e ainda uma mesa interpretativa que dá a conhecer a história e os pontos de interesse da vila.

O “Montalvão Vintage – Reviver o Passado” estará de portas abertas quarta e quinta-feira, das 14h às 17h30m, e de sexta-feira a domingo, das 9h às 12h30m e das 14h às 17h30m.