Montalvão a aldeia pitoresca Alentejana

Montalvão é uma pitoresca aldeia Alentejana, situada num local privilegiado de beleza natural, onde o tempo parece ter parado, na típica calmaria do Alentejo, bem próxima da fronteira Espanhola.

As origens de Montalvão são remotas, existindo diversos vestígios pré-históricos por estas paragens, que teria sido uma importante povoação do Alto Alentejo nos tempos da primeira monarquia Portuguesa.
Montalvão mantém ainda hoje a sua faceta rural, situada num monte entre os rios Tejo e Sever, com difíceis meios de comunicação, cercada por olivais e vegetação florestal e uma paisagem maioritariamente granítica.

A proximidade da albufeira da Barragem do Rio Sever proporciona bonitas paisagens e condições para as mais variadas actividades de lazer, desportivas e náuticas.

O Património de Montalvão conta com as Ruínas do Castelo do século XIII, de onde se avista um bonito panorama, próximos da Igreja Matriz e do Pelourinho Manuelino e do Edifício da Santa Casa da Misericórdia. Montalvão apresenta ainda a bonita Capela do Espírito Santo do século XVI e a Ermida de Nossa Senhora dos Remédios, já fora do centro, um palco de procissões e festas populares muito importante para a aldeia.

Montalvão é também terra de “Festa Brava”, como se pode ver pela orgulhosa Praça de Touros, e pelas festividades populares da localidade, como as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, realizadas anualmente no início de Setembro.